Forum Cabana Sport
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum Cabana Sport

Forum sobre Tiro Esportivo, Camping, Cutelaria, Sobrevivência, Escalada, Bike e outros esportes
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Tudo o que voce precisa para Camping, pesca, tiro esportivo, proteção pessoal.acesse www.lojacabanasport.com.br
Compre sua carabina de pressão na www.lojacabanasport.com.br. As melhores marcas você encontra aqui.
Barracas, Bússolas, Cantis, Saco de Dormir, Mochilas, Hidrabag, Churrasqueiras, Kit de Churrasco e muito mais

 

 Tipos de Chumbinhos

Ir para baixo 
AutorMensagem
Evelyn Basso




Mensagens : 33
Data de inscrição : 05/03/2014

Tipos de Chumbinhos Empty
MensagemAssunto: Tipos de Chumbinhos   Tipos de Chumbinhos Icon_minitimeTer Abr 15, 2014 10:21 am

Para os iniciantes do esporte,  a principal dúvida é: Qual o melhor tipo de chumbinho? Qual chumbinho escolher?

Esta pergunta bastante simples de fazer, na verdade merece uma resposta mais complexa.

Basicamente não existe um chumbinho melhor ou pior. Existe um chumbinho que melhor adequa à sua necessidade.

Um dos primeiros aspectos que você precisa definir é: qual o formato do chumbinho que quero usar.

Pensando nisto, preparamos uma serie que irá ajuda-lo conhecer e entender melhor os tipos, como cada um se comporta em diferentes aspectos, e assim definir qual modelo escolher.

Quando falamos em tipos de chumbinhos, estamos referindo ao seu formato, sua aerodinâmica.

Este aspecto tem influência direta na precisão, velocidade, na capacidade de penetração, no poder de destruição expansão, no alcance, e no efeito que ele tem dentro do alvo. E cada um destes itens serão demonstrados nos próximos posts da série.

Mas antes de falarmos destes aspectos detalhadamente, é indispensável saber quais são os tipos de chumbinhos e suas principais diferenças.

Os primeiros chumbinhos a aparecer, foram os tipos round, que é o modelo esférico. Ele é um chumbinho que exerce uma boa penetração, porém seu formato, o torna menos preciso. Uma vez que sua aerodinâmica permite que ele gire pra qualquer lado.

Por isso,  pensando em melhor de obter melhores resultados, foram desenvolvidos chumbinhos com características aerodinâmicas focados no desempenho.

Também conhecidos como Diabolô(por ter uma “cintura”), estes chumbinhos são formados por 4 partes: A cabeça, a cintura, a saia e o perfil interno.

Cabeça: é talvez a parte mais importante, uma vez que ela é a principal responsável pelo desempenho aerodinâmico, e pelo resultado do impacto do projétil sobre o alvo.

Cintura: esta presente nos chumbinhos tipo diabolô, a função é reduzir o atrito do cano com o projétil. Seu formato também favorece o desempenho da saia, onde com o disparo, ela se ajusta ao diâmetro do cano(Alguns chumbinhos não possuem a cintura, ou tem esta cintura bastante reduzida).

Saia: é a parte que acondiciona o chumbinho ao cano e a primeira a receber o impacto do disparo. Os chumbinhos de alta qualidade, tem de se ajustar perfeitamente, afim de selar os espaços dentro do cano. Saias imperfeitas ou de calibre variável provocam perda de ar, o que altera a uniformidade e precisão do disparo, popularmente conhecido como variar o tiro.

Perfil interno: é a parte oca dentro do chumbinho. Ele é quem recebe o ar do disparo e expande a saia. Por isso sua uniformidade é tão importante quanto da saia. Quanto menor o perfil interno, maior é o peso do chumbinho.

Agora que já conhecemos as partes dos chumbinhos, vamos falar sobre o formato dos chumbinhos, ou melhor: seus tipos.

Existe uma infinidade de modelos, mas os principais e mais comuns são: Match, Domed, Pointed e Hollow Point. Outros modelos são em geral derivações destes 4.

Tipos de Chumbinhos 55jk09     Match ou cabeça chata: é um chumbinho para competição. Foi desenvolvido para tiros em alvo de papel, uma vez que seu desempenho é melhor em curta distância, e ao atingir o alvo, abre um orifício circular, que permite a perfeita visualização da pontuação.


Tipos de Chumbinhos 2lxgqwk    Domed ou cabeça arredondada: é um chumbinho “bom para tudo”. É o coringa dos chumbinhos. Eficiente em quase todos os aspectos e para todo tipo de finalidade. Proporciona grande velocidade, longo alcance, excelente precisão, penetração. Só deixa a desejar no quesito expansão.


Tipos de Chumbinhos 2m85jxg     Pointed ou cabeça pontuda: é um chumbinho para penetração. Muitos acreditam, que pelo seu formato, ele é mais veloz e preciso. Mas como vamos ver pelo neste nosso estudo, isto nem sempre é verdade.


Tipos de Chumbinhos 2ihv8rl     Hollow Point ou cabeça oca: é um chumbinho para destruição, pois possui alto poder de impacto e expansão. Tem boa precisão. Mas alcance e penetração deixam a desejar.


Acesse nossa  Loja virtual e confira nossa opções de chumbinhos
Ir para o topo Ir para baixo
 
Tipos de Chumbinhos
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum Cabana Sport :: Armas de Pressão :: Acessórios-
Ir para: