Pesquisando sobre lugares bons e interessantes para escalar no Estado de São paulo, encontrei esse site http://www.sbol.com.br , e abaixo vou por algumas dicas interessantes sobre os lugares para escalada em São Paulo:
Pedreira do DIB Localização: Serra da Cantareira - Município de Mairiporã - SP
Estilo: Escalada esportiva.
Graduação: do 3º ao 8°sup.
Comprimento: de até 76 metros em 3 enfiadas.
Número aproximado de vias: 55
Distancia do centro de SP: aprox. 30 km
O local é uma antiga pedreira na serra da Cantareira que se transformou num dos lugares mais freqüentados por escaladores Paulistas, pela facilidade de acesso e proximidade do centro da capital. As vias medem, em média, 30 metros.
Acesso: Para quem vem da cidade de São Paulo, siga pela rodovia Fernão Dias até encontrar uma placa indicando: Estrada Velha de Mairiporã ('A Direita). Esta entrada fica 2Km após o posto policial de DNER. Entrando na Estrada Vellha de Mairiporã são 6,8 Km até a entrada para a pedreira do DIB. No local da entrada existe uma guarita de pedra abandonada com 2 portões grandes sempre abertos. A entrada é ao lado do restaurante DIB
Pedra Grande Localização: Serra do Itapetininga - Atibaia
Estilo: esportivo e artificial
Graduação: do 3º ao 10°
Comprimento: até 25 metros media
Número aproximado de vias: 14
Distancia do centro de SP: aprox. 65 km
A Pedra grande em Atibaia não tem muitas vias, más com grande potencial para novas rotas. As poucas vias que existem no local variam de 5º ao 10°grau. Granito muito abrasivo com poucas agarras. Quem vem de SP seguindo pela rodovia Fernão Dias, sentido BH, após passar a entrada principal de Atibaia entrar a direita na rodovia Dom Pedro I sentido Dutra, pouco antes de passar por baixo do primeiro viaduto, na saída 65, entre a direita voltando numa entrada de terra, na 1ª entrada a esquerda encontra-se uma placa indicando Pedra Grande siga as placas por esta entrada uns 15 km ela termina no topo da Pedra Grande.
Conjunto Visual das águas Localização: município de Bragança Paulista
Estilo: esportivo e artificial
Graduação: do 3º ao 10a
Comprimento: até 20 metros media
Número aproximado de vias: 38
Distancia do centro de SP: aprox. 85 km
Na região de Bragança Paulista mais precisamente para quem vai em direção a cidade de Piracaia encontra em meio a mata uma afloração de rocha. Granito pouco abrasivo com boas agarras, paredes positivas, verticais e alguns negativos, um dos melhores campos escola da região. Lá você irá encontrar várias opções do 3º grau a 10a com vias tranqüilas para iniciantes e vias mais difíceis, exigindo força, equilíbrio e técnica. No verão tem uma parede que faz sombra praticamente o dia todo, nos finais de semana é bom chegar cedo ou você poderá encontrar fila na base das vias, apesar de serem as mais fáceis. Das paredes mais altas da para se ter uma idéia por que o lugar tem o nome de Visual das Águas. Do alto a vista é belíssima, se vê grande parte da represa de Bragança Paulista.
Quem vem de SP seguindo pela rodovia Fernão Dias sentido BH passando a entrada de Bragança, siga 2km, entre na estrada de acesso para Piracaia. Siga por aproximadamente 6km e vire à esquerda quando ver uma placa grande indicando a (Marina Confiança) continue mais 4 km na estrada que leva para a Fazenda Serrinha, a sua direita já dá para ver o conjunto do Visual e a esquerda fica o bar Cabrita.
Guaraiúva Localização: município de Bragança Paulista
Estilo: esportivo e artificial
Graduação: do 3º ao 9a
Comprimento: até 45 metros media
Número aproximado de vias: 23
Distancia do centro de SP: aprox. 90 km
Do topo do Guaraiúva tem um visual incrível, que pode ser acessado seguindo por uma trilha que sobe contornando a rocha pela direita, ou escalando as várias vias até o cume. Rocha de granito muito abrasivo, paredes positivas negativas e 90 graus. As vias são na maioria esportivas, todas com proteções fixas, uma dúzia de expressas e uma corda de 50 mt e o suficiente para estas paredes. O proprietário do acesso a pedra cobra uma taxa na entrada de R$ 10,00 por carro, que mantém a trilha limpa, com água e porteira trancada. Na face principal no centro da parede ficam as vias mais fáceis 4º e 5º, a segunda cordada é mais forte variam em 7b e 7c. A outra parede do Guaraiúva a cabeça da naja como é conhecida, é muito diferente na textura e na cor e as vias também são mais difíceis, 8a, 9a e uma artificial A3. Quem vem de SP seguindo pela rodovia Fernão Dias sentido BH, após passar a entrada de Bragança Paulista, ande mais 8 km e entre na estrada de acesso para Joanópolis. Siga por 6,5 km em asfalto, após passar pelo bairro Guaraiúva vire a esquerda numa estrada de terra entre um bar e algumas casas, siga por esta estrada até uma porteira de uma buzinada e aguarde que logo chegará alguém que irá abrir e cobrar a taxa de R$ 10,00 por carro.
Pedra Bela Localização: Pedra Bela
Estilo: tradicional e esportivo
Graduação: do 3º ao 8°
Comprimento: até 35 metros media
Número aproximado de vias: 25
Distancia do centro de SP: aprox. 120 km
Conhecida como Pedra do Santuário é um ótimo campo escola também para quem está começando a guiar. Escalada tranqüila em granito muito abrasivo de cristais e aderência.
Quem vem de SP seguindo pela rodovia Fernão Dias sentido BH, entrar em Bragança Paulista, acessar a rod. Capitão Barduíno sentido socorro. Percorrer 18 km você estará no trevo da cidade. Entre à direita e siga mais 12 km. No posto de gasolina vire à esquerda, sentido Munhoz. Logo à frente, em um cruzamento, conserve à esquerda e, subindo o morro, você chegará na Pedra do Santuário.
Maria Antonia Localização: Pedra Bela
Estilo: tradicional
Graduação: do 3º ao 6°
Comprimento: até 130 metros media
Número aproximado de vias: 20
Distancia do centro de SP: aprox. 120 km
Ótimo para quem gosta de vias longas e tranqüilas, com até sete cordadas. Uma rocha com 130 metros de parede quase toda positiva e farta em agarras.
Quem vem de SP seguindo pela rodovia Fernão Dias sentido BH, entrar em Bragança Paulista, acessar a rod. Capitão Barduíno sentido socorro. Percorrer 18 km você estará no trevo da cidade. Entre à direita e siga mais 12 km. No posto de gasolina vire à esquerda, sentido Munhoz. No próximo cruzamento, vire à esquerda, e na próxima bifurcação mantenha-as à direita e continue seguindo as placas para Munhoz. Percorra 3 km, vire à esquerda em uma estrada de terra e mais 500 metros estará na base da via.
Cuscuzeiro Localização: Analândia
Estilo: esportivo
Graduação: do 3º ao 9°
Comprimento: até 50 metros media
Número aproximado de vias: 46
Distancia do centro de SP: aprox. 200 km
O morro do Cuscuzeiro e uma das principais áreas de escalada do interior de São Paulo. A rocha do Cuscuzeiro e arenito e oferece escaladas de qualidade que variam do 3º ao 9a, esportivas, com agarras macias e bem protegidas com chapeletas e grampo com sistema de colagem para arenito, algumas paradas são equipadas com correntes. Em algumas vias há acesso ao cume. O rapel na descida do cume pode ser feito a partir de uma árvore na face sul ou a partir da cabeça da via Paredão face nordeste. Há um camping próximo ao morro com banheiro e chuveiro e um barzinho. Já ocorreram acidente com ataque de abelhas, não faça gritaria, e fique atento, principalmente na primavera quando as colméias ficam mais agressivas. Ande sempre na trilha principal e não faça atalhos.
Como chegar: Saindo de São Paulo siga rodovia Anhanguera (SP 330) sentido interior, passando a cidade de Limeira pegue a rodovia Washington Luís (SP 310) após passar a cidade Rio claro e o posto policial mais alguns kms fique de olho nas placas indicando a saída para Analândia. Entrando pelo trevo de Analândia, siga reto até chegar a esquina da praça. Vire a esquerda na Avenida 1, e siga reto , passando pela frente da praça, dessa até passar a ponte onde começa a estrada de terra siga a direita uns 2 km, entre pela porteira do camping. A parte da rocha visível deste ponto são as faces norte e nordeste. Para ter acesso a pedra paga-se uma taxa de R$ 3,00 e mais a diária R$ 3,00 se for acampar.
Pedra da Represa Localização: Salesópolis
Estilo: esportivo
Graduação: do 3º ao 6°c
Comprimento: até 60 metros media
Número aproximado de vias: 18
Distancia do centro de SP: aprox. 150 km
A pedra da represa em Salesópolis é uma ótima opção de escalada, um belo visual, com vias variando do 3º ao 6º grau, algumas farta em agarras grandes e boa pegada, ideal para as primeiras guiadas, com aproximadamente 60 metros, em sua maioria duas cordadas, bem protegidas, com grampos P ou chapeletas com malhas rápidas nas paradas. Aproveite a escalada e desfrute do belo visual, onde após a primeira cordada pode-se avistar a usina com sua queda d água. Para chegar a base das vias é necessário passar pela casa da Dona Maria pagar um a taxa de R$ 3,00 e você recebe um croqui das vias.
Siga pela rodovia Carvalho Pinto ou por Mogi das Cruzes indo por Biritiba Mirim. Chegando no centro de Salesópolis, informe-se como chegar ao aterrado. Quando chegar lá, basta olhar á esquerda e poderá avistar a pedra está do outro lado da represa. Contorne a represa e siga até a casa da Dona Maria.
Fonte:http://www.sbol.com.br/aventuras/onde_escalar_em_SP.htm