Forum Cabana Sport
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Forum Cabana Sport

Forum sobre Tiro Esportivo, Camping, Cutelaria, Sobrevivência, Escalada, Bike e outros esportes
 
InícioPortalÚltimas imagensProcurarRegistarEntrar
Tudo o que voce precisa para Camping, pesca, tiro esportivo, proteção pessoal.acesse www.lojacabanasport.com.br
Compre sua carabina de pressão na www.lojacabanasport.com.br. As melhores marcas você encontra aqui.
Barracas, Bússolas, Cantis, Saco de Dormir, Mochilas, Hidrabag, Churrasqueiras, Kit de Churrasco e muito mais

 

 Tipo de Ponta do Projétil

Ir para baixo 
AutorMensagem
Fábio Luiz Ceregatto

Fábio Luiz Ceregatto


Mensagens : 46
Data de inscrição : 07/01/2014
Idade : 52
Localização : Rio Claro

Tipo de Ponta do Projétil Empty
MensagemAssunto: Tipo de Ponta do Projétil   Tipo de Ponta do Projétil Icon_minitimeDom Jan 12, 2014 3:03 pm


Tipo de Ponta do Projétil

Quando você for comprar a munição, um ponto importante a saber é qual o tipo de ponta do projétil que você precisa.

Isso porque dependendo da ponta do projétil, o uso e o efeito são bem diferentes. Segue aqui um resumo básico sobre os dois tipos mais comuns: o projétil com ponta OGIVAL (round-nose) e o com ponta OCA (hollow-point). Logo depois vem a seção de Munições p/ a G25.


Ogival (Round-Nose)

Aqui, a ponta do projétil é arredondada (quase como metade de uma bola). O propósito é que o projétil tenha maior poder de penetração, ou seja, irá “atravessar” o que estiver na sua frente até não ter força para transpor alguma coisa, e é nesta coisa que a bala irá transmitir o resto de sua energia e parar, “amassando-se” (ou, dependendo do caso, ricochetear).

Normalmente, ao atirar com este tipo de projétil contra uma pessoa*, o projétil tende a fazer um furo nela (com diâmetro pouca coisa maior do que o projétil), saindo do lado oposto (se o projétil não encontrar alguma coisa que o detenha). Dependendo de onde o projétil atingir, pode haver dano grave (exemplo: ao atingir o centro de um órgão vital ou uma artéria). Dependendo de onde o projétil atingir (apenas gordura, ou partes periféricas da pele/músculo), a pessoa atingida (dependendo de sua condição e porte) pode nem “sentir” o projétil (ou sentir, mas não ser afetada a ponto de parar) e continuar a ameaçar a sua vida.

Tipo de Ponta do Projétil Cbc_ogival1

Oca (Hollow-Point)

A ponta do projétil, neste caso, é como se tivesse um formato em “U” (ou uma cavidade). A idéia deste projétil não é a de ter alta penetração como a ogival, mas sim criar o maior dano possível à primeira coisa que atingir.

Ao atingir uma pessoa*, por exemplo, a ponta do projétil recebe uma força no “U” (na cavidade) e tende a se abrir (expandir) para as laterais (parecido com as pétalas de uma flor, mas sem a sua graciosidade, claro, ou então ao estilo cogumelo) para maximizar o dano no local. E com isso, o dano causado por este tipo de projétil normalmente é elevado, fazendo com que a munição com projétil com ponta oca tenha uma maior capacidade de parada (stopping power) do que a ogival. Ou seja, um agressor tende a sofrer maiores consequências ao ser atingido e assim, parar antes de agredir o defensor.

Claro que atingir um agressor que está atrás de um objeto não será tão fácil assim com uma munição com este tipo de projétil (ponta oca), mas esta é outra desvantagem/vantagem (pois assim o projétil dificilmente irá atravessar o primeiro alvo e atingir outra pessoa logo após ou irá ricochetear).

Tipo de Ponta do Projétil Cbc_oca

Lembre-se:

Existem diversas variáveis em uma munição (como a quantidade de pólvora, materiais utilizados, estrutura interna, construção do projétil, etc), além de situações que você pode enfrentar.

O melhor é sempre discutir com um profissional qualificado qual é a melhor opção para as situações que você possa enfrentar (e sabendo do que a sua munição + arma é capaz, maiores são as suas chances de “transpor” os obstáculos para conseguir se defender com maior sucesso e menor dano possível).

Um curso também é muito gratificante nesta área, pois pode permitir a você ver munições disparadas contra um bloco de gelatina balística, permitindo assim ter boa visualização do que a munição pode fazer *.

Observações:

* O autor apenas está ilustrando uma situação onde a arma é utilizada para DEFESA PESSOAL contra um agressor. Não há nenhuma intenção em incentivar o uso indiscriminado de armas e munições contra outras pessoas.

Fonte: Glock25.com

Para adquirir munição original clique aqui.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.ceregatto.adm.br
 
Tipo de Ponta do Projétil
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Forum Cabana Sport :: Fogo Central :: Pistolas-
Ir para: